IDEAS Consultoria

Sistema de gestão de Qualidade

Melhore a imagem, o desempenho e a cultura da sua empresa.

Ajudamos sua empresa a conquistar os benefícios da Gestão de Qualidade

Quando as Empresas implementam um Sistema de Qualidade (SQ) a produção aumenta e os custos diminuem. Este diferencial  garante oportunidades e competitividades no mercado, tanto nacional como internacional.

Sistema de Gestão de Qualidade

O Sistema de Gestão de Qualidade é sistêmico e cobre todas as questões que determinam, isolada ou em conjunto, a qualidade de um produto. O gerenciamento da qualidade incorpora as Boas Práticas de Fabricação.

Todos os colaboradores fazem parte do Sistema de Qualidade e tem responsabilidades pela qualidade dos produtos. Como resultado, o SGQ permanece ativo.

No site da ANVISA você encontra as RDCs das indústrias de medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos médicos e produtos para diagnóstico de uso in vitro, MAPA, entre outras.

Alguns benefícios do Sistema de Gestão de Qualidade

conformidade de produtos

Evite complicações com seus produtos mantendo o foco na conformidade de produtos e ainda reduza os custos com a padronização dos processos.

Melhora a imagem, o desempenho e a cultura da sua empresa.

Auditoria Interna

Reduza os desvios, os custos dos processos, aumenta a confiabilidade da empresa perante o mercado e evolua seu negócio com as melhorias apontadas pela auditoria interna.

gerenciamento de riscos

O risco é sempre sobre o que ainda não aconteceu, está baseado numa filosofia de antecipação e prevenção. O SGQ atua ativamente na resolução de problemas, corrigindo o que já aconteceu para que não aconteça mais.

Gestão de Mudanças

A gestão de mudanças é a forma mais inteligente de manter os estados dos processos em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação.

E a legislação?

Estar em conformidade não é uma escolha, entretanto, produzir produtos de qualidade e atender os requisitos do cliente, isso sim é de sua escolha e de extrema importância.

Além disso, indicadores com bom desempenho e o foco na melhoria contínua são pré-requisitos para processos sustentáveis. Não é mesmo?

O que a minha empresa ganha com o Sistema de Gestão de Qualidade?

O sistema de gestão de qualidade proporciona a qualidade do produto e otimizam os processos reduzindo os custos. Como resultado, a empresa se beneficiará com a redução de perdas com os processos internos, ou seja, horas improdutivas, reprocesso, descartes, desvios de qualidade, produto inseguro, produto contaminado e qualidade questionável.

Como também, incluindo redução de perdas com os processos externos, ou seja, reclamações de clientes, perda de clientes, reposição do lote, custos com devoluções e recolhimentos, negativação da marca e imagem no mercado.

Que importância devo dar?

As empresas que reagem de forma reativa e não preventiva, sempre perdem lucro. Não é mesmo?

É necessário que as áreas façam uma avaliação de risco, para que a empresa atue de forma preventiva em seus processos, assim poderá evitar o indeferimentos dos registros de produtos, contaminação cruzada e adulteração.

Bem como, possuir o controle dos processos e proteção da marca. Como consequência, entregar produtos seguros e confiáveis aos clientes e ainda neste processo proporcionar o aumento de lucratividade.

Garanta a qualidade dos produtos e conquistará clientes leais.

Você já perdeu clientes devido o mau resultado de uma auditoria porque seus processos faltavam com a segurança e qualidade?

Muitas empresas que terceirizam a fabricação de seus produtos buscam no mercado indústrias que tem uma marca protegida, processo sustentável e qualidade em seus produtos, pois são indicadores de que o Sistema da Qualidade da empresa está ativo.

Sua empresa não pode ficar de fora desta.

Melhoria contínua

Melhoria constante baseia-se no princípio da melhoria gradativa mesmo que mínima para geral algo grandioso.

Não se acomode e esteja sempre em movimento, busque novas práticas, inovações para os processos, avalie as mudanças mesmo que sejam sutis nos processos, assim garantirá melhorias constantemente a qualidade de produtos.

Sua empresa recebe todos as vantagens da melhoria contínua para o Sistema de Gestão da Qualidade:

Sistema da Qualidade ativo

Excelência é uma busca incessante por melhorias!

O maior desafio das empresas é a manutenção do sistema da qualidade, pois requer esforços diários de todos os colaboradores. Não é mesmo?

Auxiliamos em seus desafios perante a manutenção do Sistema de Qualidade. Direcione seus esforços para onde realmente é necessário. Certo?

Como IDEAS auxilia os seus clientes nas atividades do Sistema de Qualidade?

A IDEAS orienta tecnicamente a equipe interna do cliente, que utiliza seus recursos profissionais próprios para atuar com o Sistema de Qualidade.

Atuando presencialmente e/ou remotamente, com visitas e/ou reuniões regulares, capacita a equipe incluindo orientação na definição de estratégias de gestão e modelo de trabalho com procedimentos editáveis.

Todos os documentos do Sistema de Qualidade são revisados seguindo as necessidades, cronogramas e auditorias do cliente. As estratégias usadas e os modelos de documentos da IDEAS são robustos e consolidados, trazendo segurança regulatória aos processos da indústria e busca otimização.

Presencial ou Remoto?

Com o avanço das tecnologias de comunicação e com métodos organizados os trabalhos remotos pode ser eficiente e ter custos reduzidos.

Além da implementação das estratégias e atividades do Sistema de Qualidade, também realizamos auditorias internas e treinamentos que podem ser feito remotamente ou presencialmente.

Treinamento

É essencial que a organização realize treinamentos de formação e reciclagem de auditores internos. Os gestores são os multiplicadores da qualidade e da alta direção. Eles são os olhos que observam os processos internos e mantém o foco na melhoria contínua do Sistema de Qualidade dentro da organização.

Então, para ser capaz de conduzir uma auditoria interna com excelência, se faz necessário investir em capacitação dos auditores internos. Como resultado, eles conseguirão realizar um processo de auditoria efetivo e propor melhorias duradouras aos processos.

A IDEAS Consultoria atua no mercado ajudando as empresas na capacitação de colaboradores através de Treinamentos de Formação de Auditor Interno.

Auditoria interna

A auditoria interna é essencial para a evolução da organização em seus negócios, pois sem a evolução dos processos não tem como crescer perante o mercado.

Uma auditoria interna tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema da qualidade. Também de avaliar a performance, o atendimento as exigências regulatórias de BPFs.

A auditoria interna contribui para tomadas de decisões assertivas e direciona os investimentos/esforços para processos mais críticos da empresa.

Perguntas Frequentes

CONSULTORIA é para empresas que precisam estar em conformidade com as legislações e buscam os benefícios do Sistema de gestão de Qualidade, entre eles estão a otimização dos processos, qualidade do produto, satisfação do cliente, aumentar a lucratividade e gerar oportunidades de negócio.

Além disso, a consultoria também prepara a empresa para receber uma auditoria do órgão regulador e obter sucesso com seus processos.

IDEAS Consultoria atende organizações com ISO 9001, indústrias do setor farmacêutico, cosmético, saneante, alimentício, produtos para saúde e veterinário.

A Qualificação e Validação possibilita obter confiabilidade nos processos, mitigando riscos à qualidade do produto e na segurança do paciente. Em muitos casos, não é possível realizar o controle de qualidade diretamente no produto, assim é necessário garantir que o processo opere de forma confiável e eficiente. E é através da qualificação e validação que isso é possível.

Além disso, auxilia no aumento do R.O.I da empresa.

• Segurança do cliente (entregar produto seguro e confiável);

• Mitigar riscos;

• Atender expectativas regulatórias (evitar adulteração, padronização, controle dos processos, proteger a marca);

• Reduzir indeferimento dos registros de produtos perante ANVISA;

• Reduzir erros operacionais;

• Reduzir incidência de desvios de qualidade;

• Reduzir gastos com os processos: horas improdutivas, reprocesso, descartes, devoluções e recolhimentos;

• Aumentar a competitividade do mercado, sobressair no mercado;

• Aumentar o conhecimento técnico dos processos;

• Otimizar os processos;

• Aumentar a produtividade e lucratividade;

• Padronizar e organizar as documentações e as atividades desenvolvidas;

• Estar em conformidade com as legislações vigentes nacionais e internacionais;

• Assegurar a reprodutibilidade dos processos;

• Aumentar a confiabilidade (redução de análises);

• Auxiliar na definição de estratégias de investimentos.

O custo da não qualidade ocasiona a redução do faturamento e aumento de perdas devido as falhas internas (destruição, retrabalho, refugo, horas improdutivas, excesso de estoque, desvios de qualidade, produto inseguro, produto contaminado, qualidade questionável). Bem como, falhas externas (reclamações, reposição do lote, custos com devoluções e recolhimentos, perda de clientes, cliente insatisfeito, negativação da marca e imagem no mercado).

Qualidade custa menos, pois ao criar um produto que tem qualidade não terá apenas clientes satisfeitos, mas também clientes leais. Clientes dispostos a entrarem numa fila de espera para pagar mais pelo seu produto.

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