Como funciona o sistema de qualidade na sua empresa? Ele está sendo praticado de maneira ampla? Onde todos os níveis da empresa participam? Ou ele está sendo delegado e responsabilizado somente para um setor específico, como a Garantia da Qualidade?
O que é Sistema de Gestão da Qualidade ou se preferir Sistema de Qualidade?
Conjunto de processos com entradas e saídas, com a aplicação do PDCA nos processos. E emprega a abordagem de processo, que incorpora o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e a mentalidade de risco.
Lembre-se que há muitos ramos de indústrias no Brasil e elas tem legislações de BPFs para seguir e todas as BPFs são a base do sistema de qualidade para todas elas, os conceitos são os mesmos para todas.
Para um eficiente funcionamento do Sistema de Qualidade é necessário que se estenda a todos os níveis da organização a responsabilidade compartilhada para atender a qualidade. Entregar mais responsabilidade a direção para atuar ativamente no Sistema de Gestão da Qualidade.
O Gerenciamento da Qualidade é sistêmico e cobre todas as questões que determinam, isolada ou em conjunto, a qualidade de um produto. O gerenciamento da qualidade incorpora as BPFs.
As Boas Práticas de Fabricação se aplicam a todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a fabricação de medicamentos experimentais, transferência de tecnologia, fabricação comercial até a descontinuação do produto, inclusive no desenvolvimento de produtos.
Mesmo que a empresa tenha 100% de BPFs implementado, não significa que terá 100% de qualidade na empresa. Logo, as BPFs inicia a partir de um lançamento de um projeto de produto e hoje temos deficiência ao contar esta história, não temos a história toda, falta a contemplação de uma análise de risco, e este é um dos motivos que não se tem 100% da qualidade.
Os 10 princípios das BPFs – A BPF é a BASE do Sistema de Qualidade
As Boas Práticas de Fabricação (BPFs) ou Good Manufacturing Practices (GMP) são um conjunto de legislações/normas obrigatórias que estabelecem e padronizam procedimentos. Também são conceitos de boa qualidade para produtos, processos e serviços, visando atender aos padrões mínimos estabelecidos por órgãos reguladores governamentais nacionais e internacionais, cuja incumbência é zelar pelo bem estar da comunidade.
Um programa de BPF é dividido nos seguintes itens: instalações industriais; pessoal; operações; controle de pragas; controle da matéria-prima; registros e documentação e rastreabilidade.
As BPFs são a BASE do Sistema de Qualidade. Base que é simples, necessária, mas que ainda faltamos com ela, ainda temos dificuldade em atender as BPFs.
1°Princípio: Escrever os Procedimentos Operacionais Padrão – POPs;
É necessário ter os POPs escritos, padronizados, aprovados, controlados, com as informações corretas para todos terem acesso.
2º Princípio: Seguir os POPs;
Este princípio gera muita não conformidade para as empresas.
3° Princípio: Ter todos os dados documentados, disponíveis e íntegros, seja manual ou digital;
4° Princípio: Validação (compete as indústrias farmacêuticas, cosméticas, saneantes, produtos para a saúde, veterinária, e outros ramos que for solicitado).
5° Princípio: Desafio de equilibrar segurança x qualidade x produtividade, tenha muito cuidado neste princípio, pois o perigo mora aqui, elas são dependentes, uma não substitui a outra.
6° Princípio: Manutenção preventiva, aplicar o plano de manutenção preventiva nos equipamentos, estrutura predial.
7° Princípio: Descrição de cargos, funções, pessoas.
8° Princípio: Limpeza. Cuidado para não banalizar este princípio, pois seguir os passos de lavar as mãos é para o banheiro da área da produção e não para área administrativa.
Tomar banho todo o dia é educação, estar limpo no dia a dia é educação.
BPF é um banho a um determinado princípio.
Então, do 1° ao 8° princípios eles basicamente pensam em prevenção são todos os conceitos da Garantia da Qualidade.
9° Princípio: Controle. Se algo passou então o 9° segura, ou seja, controle em processo, o próprio CQ, conferência, duplo cheque, acompanhamento dos processos, check list, aprovações.
10° Princípio: Auditoria interna e Autoinspeções. Foi tudo realizado, tudo foi feito e em algum momento precisa-se analisar os dados.
Auditoria interna x Autoinspeção
Auditoria interna é a aplicação de um plano de auditoria interna referente a RDC da sua empresa em todas as áreas. E quem aplica estas auditorias são os auditores internos treinados para atender os processos que serão auditados. Consequentemente, é extremamente necessário para se ter uma boa auditoria que os auditores tenham treinamento adequados. Além disso, os auditores não devem auditar os seus próprios processos e sim processos de outras áreas.
Já a Autoinspeção é cada departamento, na sua área, realiza a sua autoinspeção, olhar para as suas atividades, olhar para seus processos, ir até o cantinho do pensamento e pensar em suas áreas como ela se encontra em suas responsabilidades e entregas.
A autoinspeção ajuda na melhoria dos resultados das auditorias internas, que acabam ficando mais ativas e eficientes. Quando um auditor interno está entediado, está desanimado em um processo de auditoria interna e ele diz que já sabe dos problemas que irá encontrar nas áreas durante a auditoria. Isso é muito ruim, significa que os processos da empresa não evoluíram, estão iguaizinhos ao ano anterior.
E quando um auditor interno percebe que os processos das área evoluíram de um ano para outro. Isto o deixa engajado, muita sede de auditar, o deixa alegre, pois entende que sua empresa evoluiu e sente orgulho de fazer parte da empresa.
A auditoria interna e a autoinspeção são essenciais para o sistema de qualidade e para a evolução da organização em seus negócios, pois sem a evolução dos processos, não tem como crescer perante o mercado.
O que é Garantia da Qualidade para você?
Não vale mais ficar controlando as pessoas, as áreas, ficar espiando a todo o momento, acabou este tipo de postura. Precisa trabalhar em conjunto com as outras áreas, pois a qualidade é de responsabilidade de todos da empresa.
E a Garantia da Qualidade (GQ) precisa gerenciar os processos, isto é GQ; verificar se as melhorias estão sendo aplicadas, isto é GQ.
Não rola mais numa auditoria hoje em dia dizer apenas onde está descrito, que é realizado e mostrar planilhas preenchidas um tempinho antes da auditoria, não é mesmo. Como resultado, é preciso mostrar que se sabe o que está sendo feito, falar com propriedade sobre o assunto.
Bom, como a GQ revisa as Ordens de Produção (OPs)?
Pois alguém precisa dar uma olhadinha rápida, porém esta olhadinha pode demorar uns 45 dias para as OP’s serem arquivadas com todas as informações, se estão completas, se tem rastreabilidade e consistências nas informações.
E como é feita esta revisão de OP? Você está lembrado?
A GQ verifica as falhas das OP’s e então descreve em notas adesivas os itens faltantes:
- item tal falta assinatura;
- item tal falando dados;
- item tal está escrito a lápis;
- item tal tem rasuras;
- rendimento acima de 100%;
- justificativas que não explicam nada;
Nos faz pensar, não é?
E após envia as OPs para as áreas preencherem com as informações, e muitas vezes é a falta de um dado de controle em processo, de limpeza e sanitização. E ainda muitas vezes, a pessoa foi embora e agora, alguém vai assinar por ela.
E isto fere a integridade de dados, a rastreabilidade dos dados, acabou, simplesmente se perdeu.
A GQ chega, às vezes, a implorar as áreas para preencherem os dados faltantes, será que é assim que precisa ser feito? É para pensar e bastante!
Vamos começar a se perguntar, será que devemos tratar os dados desta maneira? Está certo isto? Não podemos fazer diferente?
Vamos sair da caixinha e ao ver atos deste tipo, entender que não são atos corretos, nem legais e muito menos bacana, certo.
Precisamos aprender, desaprender para aprender novamente.
Seja curioso e peça o porquê das coisas.
Muitas vezes vivenciei as pessoas falando que a qualidade é chata, mas digo a você que não é chata. As pessoas são quem dificultam a área da qualidade, pois a área da qualidade é simples, segura, confiável. É uma área cheia de estratégias, que vê de cima os processos, é macro a visão da qualidade, pelo menos deve ser.
Faça o seu trabalho buscando maneiras simples e confiáveis, não precisa complicar demais. Você verá que as soluções dos problemas podem ser simples e devem se apoiar na simplicidade, tenha ou desenvolva o bom senso, porque é necessário.
Eu sou apaixonada pelos processos, busco conhecê-los, saber o porquê das coisas, qual o motivo de fazer de um jeito e não fazer do outro? Desta maneira você verá os conceitos aparecerem numa boa, saltitando em seus olhos e em seus pensamentos.
Aproveitar os seus gestores, professores, mentores que te desafiam, na internet tem muitas informações a serem utilizadas, siga pessoas que lhe dão valor. Converse com pessoas que tem conhecimento e que não se importa em passar conhecimento, é o futuro, pois isto o fará crescer em seu trabalho e lhe dará satisfação pessoal também.
Espero ter ajudado você com novas ideias de como ver e entender qualquer sistema de qualidade.
Tenha um excelente dia!